Costumes, Tradições e dicas sobre Turquia

Guia na Turquia
17 min readJan 17, 2022

Afiyet Olsun ! ou seja Boa apetite!

Nada pode ser melhor do que conhecer sobre os costumes e tradições dos países estrangeiros. Então vamos conhecer sobre um dos fatores mais importantes da Turquia, a comida. Os turcos gostam muito da comida tradicional do país — que é muito gostosa. Porém, estão sempre consumindo em quantidades completamente irregulares. Eles também apreciam muito um jantar delicioso com a família. Quando você for comer com Turcos ou num restaurante turco tradicional, você precisa conhecer o seguinte:

Elinize saglik ! — Saúde para suas maões!

Se você for convidado para um jantar turco, expresse a sua gratidão para quem cozinhou e fala para ele / ela “elinize saglik”, a tradução literalmente é “sua saúde”, mas significa a sua gratidão e felicidade para ser convidado(a) pelo um jantar delicioso.

Visite o nosso instagram onde pode ver fotos e imagens do dia-dia de nossos passeios.

Para fazer reserva, basta comunicar com nossos agentes

90 536 273 59 61

+55 11 96042–9034 * Jessica

Tire os seus sapatos

Antes de entrar em casas, mesquitas e templos, tire os seus sapatos e deixe-os do lado de fora. Os Turcos nunca entram com os seus sapatos nos ambientes, para manter a limpeza e evitar trazer a sujeira da rua para os lugares…

Os Turcos são um povo receptivo

Eles adoram o povo brasileiro. Se você conhece uma família turca provavelmente você será recebido com um grande banquete. Não negue os convites porque é considerado muito ofensivo.

Não dê uma faca para um turco e nem receba

Outra tradição que parece muito engraçada é que os turcos não dão e nem recebem facas de alguém, porque eles acreditam que isso aumenta a probabilidade de ter uma briga no futuro com quem te deu o objeto. Há um jeito para entregar a faca, você a coloca na mesa ou em qualquer outro local, e em seguida a outra pessoa pega. Se por acidente um turco pegou uma faca da mão de outro, é necessário que os dois cuspam na faca para evitar os efeitos negativos no futuro.

Os cumprimentos

Uma coisa muito comum é que os homens se cumprimentam com abraços e beijos no rosto de, é uma forma espontânea entre os amigos. É muito difícil ver homens cumprimentando mulheres desconhecidas com beijos no rosto. Também é muito normal que as pessoas mais velhas recebem beijos nas mãos dos membros mais novos da família.

Boa sorte

O Nazar Boncuk, que é também conhecido como olho turco é um símbolo conhecido na Turquia e em muitos países no oriente médio também. Eles acreditem que ele ajuda a evitar o azar e o mau olhado.

Homens carregando uma bolsa de mão

É muito normal na Turquia que os homens usem bolsas de mãos geralmente na cor preta, é simplesmente por ser prático. Eles também podem sentar de pernas cruzadas ou andar de braços dados.

Algumas expressões importantes

Antes de viajar para qualquer destino é importante saber as expressões cotidianas tipo, bem-vindo, que significa “Hos Geldiniz”, ou quando um amigo fica doente e você precisa dizer para ele fica bem rápido, isso significa “Gecmis Olsun”. Não fique preocupado(a) se você não se lembrar dessas expressões, os Turcos são receptivos e adoráveis.

O Hamam Turco ou Banho Turco

O Hamam Turco é um banheiro otomano tradicional. Ele permanece numa atmosfera saturada de vapor de água (100% de humidade), a uma temperatura entre os 40 e 50 graus. São também utilizadas folhas de eucalipto na ativação dos vapores.

A massagista indica que é o tempo de deitar na barriga com a cabeça numa toalha branca confortável, depois você escolhe o tipo de massagem que quer forte, média ou leve, a sua escolha vai determinar a força e a velocidade da massagem. Depois desse banho turco você deve tomar uma ducha com água tépida para ajudar a abrir os poros. Em seguida uma ducha fria, logo depois uma ducha quente com duração de 15 minutos.

Os médicos antigos criaram esta técnica para hidratar o corpo. Outros benefícios são: relaxamento muscular, ativação da circulação e o alívio do estresse. Esta terapia ganhou importância e espalhou-se pelas civilizações armênia, árabe, grega e romana.

Há também uma pintura de olho no Museu de Louvre em Paris desde 1862 o nome dela é (Le Bain turc). Essa pintura apresenta um grupo das mulheres turcas lindas e nuas no banho turco.

Compras

Presentes autênticos, carpetes, tapetes, kilims estão entre os produtos favoritos dos turistas. Existem características mais artísticas e uma criatividade especial em tapetes turcos mais do que em qualquer outro tapete do mundo.

Dicas importantes

  • Muita gente prefere o aeroporto de Istambul, porque é o maior aeroporto na Turquia, aliás há voos diretos entre o Brasil e Istambul Airport. Mas há outro aeroporto em Istambul chamado de Sabiha Gokçen Airport SAW. Então na hora de contratar serviço do traslado conosco informe direitinho o Número do voo para não causarmos um problema.
  • O brasileiro não precisa de visto para visitar a Turquia por até 90 dias, apenas precisa de um passaporte valido até 6 meses.
  • A língua oficial é o turco. Inglês é a segunda lingua ensinada nas escolas. Mas infelizmente se você não estar próximo dos lugares turísticos não haverá a chance de encontrar pessoas que falam inglês.
  • Os turcos são um povo receptivo e simpático e eles gostam muito dos brasileiros e do futebol brasileiro.
  • Brasileiro não precisa ter vacina de febre amarela. Nem precisa comprovar mais alguma vacina contra Covid.
  • Brasileiro não precisa comprovar o rendimento mensal para entrar na Turquia. Não precisa vir com roupas de ostentação para mostrar sua condição boa financeiramente. Recomendamos humildade para turistas.
  • A moeda nacional da Turquia é a lira turca e tem o símbolo TL. Em toda cidade de Istambul tem várias de casas de câmbio. Então pode trazer euro ou dolar. Mas ninguém conhece moeda brasileira de Real. Então é melhor viajar para Turquia com Euro ou com dolar. Não há diferença e você pode vender facilmente essas moedas para adquirir um pouco da moeda local que é Lira Turca.
  • A segurança, não fica preocupado porque a Turquia é um dos países mais seguros no mundo. Você vai sentir mais seguro do que na Europa ou no Brasil. Porém cuidado com pessoas que fazem simpatia na rua. Não esqueça aviso milenar de Queijo grátis só fica na ratoeira. Comunicar e interagir com pessoas desconhecidas é perigoso na Turquia. Cada ano vivemos notícias tristes de assédios, estupros e até homicídios onde vítima é turistas. Principalmente zonas fora de turismo local, sempre há malucos que vão se deliriar com turistas divertidos. Zonas turísticas neste sentido é mais seguro por onde sempre há policiais paisano de turismo.
  • Cartão de crédito ou cartão de débito são aceitas. American express também. Temos multibancos ou caixas por onde você pode sacar moedas estrangeiras como Euro ou Dolar sem custo adicional.
  • Os transportes do país são muito modernos. Nós utilizamos em alguns casos também o transporte público para facilitar. Mas tem que tomar cuidado para não ser roubado. Porque muitas vezes transito é intenso e muito lotado.
  • Os turcos adoram a bebida tradicional da Turquia o Raki não deixa de experimentar, é uma bebida alcoólica muito especial misturada com anis e agua gelada e cubos de gelo.
  • Os turcos fumam muito em todo lugar, mesmo seja proibido nos lugares fechados como os restaurantes e cafés eles acham um jeito para furar essa banição. Aproveite um narguilé turco.
  • Há gente que confunde sobre o tipo de roupas que precisa pegar para lá porque o verão na Turquia é quando o inverno no Brasil, e o inverno na Turquia é quando verão no Brasil, então não esqueça isso.

REGRAS AO SE VISITAR UMA MESQUITA

Todos devem tirar os sapatos para entrar nas áreas da mesquita cobertas por tapetes (geralmente há um espaço para guardá-los).

Do lado de fora, há fontes de água para lavar pés, mãos e rosto, já que todo muçulmano deve se purificar antes das orações. Essa limpeza não é obrigatória aos turistas, mas as fontes podem ser usadas caso desejem.

Mulheres devem cobrir os cabelos e vestir roupas que escondam ombros e joelhos. Lenços são geralmente emprestados na entrada às turistas que não tiverem o seu próprio (e podem ser usados para cobrir os ombros e fazer uma saia improvisada caso esteja com os joelhos à mostra). Muitas mesquitas têm recintos exclusivos só para mulheres e também só para homens.

As orações podem sendo realizadas em casa, no trabalho ou qualquer outro lugar que o muçulmano esteja, a do meio dia de sexta-feira é tradicionalmente congregacional. Durante essa oração, as mesquitas se enchem de fiéis e a atividade turística pode estar suspensa — confirme se a que você irá visitar estará aberta a visitas no horário.

Também há restrições de acessos de turistas durante eventos importantes para a religião.

Por favor marque conosco a sua visita com antecedência.

turquiaguia@gmail.com

Visite o nosso instagram onde pode ver fotos e imagens do dia-dia de nossos passeios.

Para fazer reserva, basta comunicar com nossos agentes

90 536 273 59 61

+55 11 96042–9034 * Jessica

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM

Hospital na parte turística que atende estrangeiros

Em Istambul

Medikal park fatih Hastanesi

Endereço: İskenderpaşa Mahallesi, Horhor Cd. No:4, 34080 Fatih/İstanbul, Turkey

Hours: Aberto 24 horas

Phone: +90 212 453 10 00

Consulado Geral do Brasil em Istambul

Askerocağı Caddesi, 6 — Süzer Plaza 4ºandar — Elmadağ, Şişli 34367, Istanbul — Fone:(0212)252–0013 Fax:(0212)252–1057 — Em caso de emergência: 0554 834 59 52 e-mail: cg.istambul@itamaraty.gov.br

EMBAIXADA DO BRASIL EM ANCARA

Endereço: Resit Galip Caddesi Ilk Adim Sokak No:1 G.O.P., 06700 Ancara-Turquia
Telefone: +90 (312) 448 18 40
Horário de Funcionamento: Seg-Sex, das 10:00 às 12:00 e das 15:00 às 17:00 horas
Website: http://ancara.itamaraty.gov.br

Vocabulários básicos para viagem

Merhaba (Merr raba) — Olá

Selam (Selam) — Oi

Nasılsın ? (Nasâl sân?) — Como vai?

Iyiyim (iiiim) — Eu estou bem

Teşekkür ederim (techecur ederim) — Obrigado

Lütfen (Lut fen) — Por favor

Türkçe bilmiyorum (Turc tche bil miiorum) — Eu não falo turco

Pardon (pardon) — Desculpa

Tamam (tamam) — Ta bom/ ok

Tuvalet nerede? (tuvaleti nerede?) — Aonde é o Banheiro?

Açım (atchim) — Estou com fome

Susadım (susadim) — Estou com sede

Su (su) — água

Yemek (iemec) — Comida

… nasıl gidebilirim ? (… nasil gidebilirim?) — Como posso ir para… ?

Evet (evet) — Sim

Hayır (rayâr) — Não

Bir şey değil (bir shei deiil) — de nada

Ne kadar? (ne cadar?) — Quanto custa?

Memnun Oldun (Memnun oldun) — Prazer em conhece-lo

Döviz Burosu nerede ? (Doviz Burossu nerede?) Onde fica o cambio?

Su istiyorum, lütfen. (Su istiiorum lutfen) Quero agua, por favor.

1 — bir (bir) 2 — iki (iqui) 3 — üç (utch)

4 — dört (dort) 5 — beş (besh) 6 — altı (altâ)

7 — yedi (iedi) 8 — Sekiz ( sequis) 9 — Dokuz (docus)

10 — on (on)

Telefones importantes (atendimento 24 horas por dia todos os dias)

Bombeiro: 110

Polícia: 155

Ambulância: 112

Costa de segurança: 158

Experiências em Istambul

Título da Experiência

Istambul clássico (segundo dia).

Temas da Experiência

Arte, cultura e história.

Idiomas

Inglês, Espanhol, Português e Turco.

Detalhes da Experiência

Após café da manhã, nosso guia irá encontrá-lo em seu hotel às 9hrs.

Em seguida, iremos sair para o passeio full day em Istambul passando pelos seguintes pontos turísticos:

Bazar Egípcio: Esse local também é conhecido como “mercado das especiarias”. O espaço foi construído em 1660 durante o império otomano. É um dos mais antigos mercados do mundo e o segundo maior de Istambul, atrás apenas do Grand Bazaar (isento de taxa de visita);

Palácio de Topkapi: Edifício que abrigou sultões desde o século XV até meados do século XIX. O espaço conta com 700.000 metros quadrados, quatro pátios e diversas coleções em seu interior (custo do ingresso incluso no pacote);

– Muralhas da cidade e o litoral de Sarayburnu.

Por volta das 13hrs, iremos continuar o passeio com as seguintes atividades:

– Passeio de barco pelo Bósforo: O estreito de Bósforo é um Canal de 36 km que separa o continente Europeu do continente Asiático;

– Passeio pela praça Eminönü: Famoso local em Istambul que sedia a linda mesquita Yemi Cami, que marca a silhueta da cidade e representa a arte islâmica na capital financeira da Turquia.

Em seguida, atravessamos a ponte de Galata até o bairro de Karakoy (opcional).

Após passeio no bairro de Karakoy, nosso guia irá levá-lo para o hotel. Caso queira, você poderá se despedir do nosso guia e continuar passeando no bairro até a hora que bem entender.

Hotel em Istambul estará incluso esta noite. Período da noite será livre.

Obs:

- O trajeto pode ser feito a pé, transporte público ou Van;

- O horário de pick-up no hotel pode ser alterado.

O que vocês irão visitar?

Bazar Egípcio, Bósforos, Praça Eminönü, bairro de Karakoy e outros pontos turísticos de Istambul.

Duração

9 horas.

Período

Manhã, Tarde.

Meios de Transporte

Passeio a pé, transporte público ou Van privada.

O que você irá fornecer?

Guia privado explicando detalhes de todos os pontos turísticos do itinerário.

O que os viajantes devem levar?

Protetor solar, documento de identidade, câmera fotográfica etc

Ponto chave do roteiro?

Palácio de Topkapi.

Valor do Passeio?

80,00 euros por cliente. Já incluso ingressos durante atividades.

SERVIÇOS OPCIONAIS QUE OFEREMOS EM NOSSSO TOURS:

-Show com jantar na Capadócia: 80–100 euros por pessoa com jantar, bebidas e traslados inclusos. Valor depende do número das pessoas.

-Passeio de Jeep Safari: 50–60 euros por pessoa, buscamos no hotel e o motorista leva até o local do passeio de balão. Passaremos pelos vales da Capadócia , podemos organizar no por do sol também sem balões.

-Passeio de balão: Em média 180 -250 euros por pessoa

-Passeio de Quadriciclo (2 horas): 40 euros por pessoa

-Passeio a Cavalo (2 horas): 50 euros por pessoa

-Cerimônia dos Dervixes Rodopiantes: 50 euros por pessoa

-Show com jantar em Istanbul: 100 euros por pessoa com jantar, bebidas e traslados inclusos.

-Banho turco em Istanbul: A partir de 30 euros por pessoa podendo chegar até 180 euros, depende dos serviços escolhidos e depende do local.

-Sessão completa de fotos na Capadócia: O fotógrafo cobra em torno de 300 euros por 2 horas de serviço.

-Passeio de barco em Bodrum: 60–80 euros por pessoa com barco regular.

  • Passeio noturno em Bodrum nas ruas de bares e lugares divertidos: 100 euros por pessoa caso duas pessoas.

Coisas que recomendamos vocês olharem para levar a casa desde viagem pela Turquia:

- Cerâmicas

- Produtos de couro, tipo casaco ou mantos,

- Bolsas réplicas de alta qualidade,

- Doces turcos ou baklava,

- Temperos especiais da Turquia,

- Lustres,

- Tapetes típicos,

- Pashminas,

- Relógios de réplicas de alta cualidade,

- Tecidos de roupas de festa,

  • Pistache.

Principais atividades na Turquia

Principais atividades que todo turista deve fazer em Istambul

O guia definitivo com os principais pontos turísticos e atividades em Istambul. Confira:

Fique encantado com a arquitetura da Hagia Sophia

- O que é?

Concluída no século VI sob governo do imperador bizantino Justiniano I, a Hagia Sophia foi a maior catedral do mundo por quase um (perdendo o título para a Catedral de Sevilha, em 1520). Antes de ser convertida em mesquita no século 15 e depois em museu em 1935, Hagia Sophia serviu como centro da Igreja Ortodoxa Oriental. Recentemente, o edifício foi convertido em mesquita novamente.

- Porque visitar?

A Hagia Sophia está entre os locais históricos mais populares e icônicos de Istambul — e por um bom motivo: sua enorme e transcendente cúpula é de tirar o fôlego e pode ser admirada por horas. Considerada uma maravilha arquitetônica até hoje, suas paredes são adornadas por mosaicos bizantinos com retratos de imperadores do passado e representações de Cristo.

Passeie pelo Palácio de Topkapi

- O que é?

Localizada entre o Chifre de Ouro e o Mar de Mármara, o Palácio de Topkapi foi a residência principal dos sultões otomanos por mais de quatro séculos.

- Por que visitar?

Neste local, você poderá conhecer as joias da península histórica, os amplos quartos, câmaras e objetos fascinantes de Topkapi, incluindo um diamante de 86 quilates.

Fique hipnotizado pelos azulejos dentro da Mesquita Azul

- O que é?

A Mesquita de Sultanahmet, também conhecida como Mesquita Azul devido à cor proeminente de seu interior majestoso, é uma mesquita histórica construída no início do século XVII durante o reinado de Ahmed I.

- Porque visitar?

Entre os marcos mais famosos da cidade, as paredes internas da Mesquita Azul são adornadas com mais de 20.000 azulejos pintados à mão, que são banhados pela luz natural que é filtrada por mais de 200 janelas — um espetáculo deslumbrante. Além disso, a Mesquita Azul ainda é uma mesquita funcional que sedia dezenas de fiéis em momentos de oração.

Conheça a Cisterna da Basílica e faça uma viagem no tempo

- O que é?

Uma das atrações mais interessantes de Istambul, a Cisterna da Basílica (também conhecida como Yerebatan Sarnıcı), foi construída pelo imperador Justiniano I no século VI para armazenar até 80.000 m3 de água e canalizá-la para palácios próximos.

- Por que visitar?

Com centenas de colunas jônicas e coríntias antigas, a cisterna é uma relíquia do sistema de água do Império Bizantino, e os visitantes podem explorar essa atração em primeira mão. O complexo subterrâneo fresco e escuro também é uma ótima maneira de escapar do calor do verão.

Relembre a história antiga no Museu de Arqueologia

- O que é isso?

Estabelecido no final do século XIX como o primeiro museu da Turquia, o Museu de Arqueologia de Istambul é dividido em três seções: Arqueologia, Antigo Oriente e Arte Islâmica.

- Por que visitar?

Uma estada na cidade velha de Istambul não está completa sem uma visita no museu. Seu acervo possui uma grande coleção de artefatos da Grécia Antiga, dos Romanos e Turcos, bem como objetos descobertos nos países Bálcãs, África, Mesopotâmia e Oriente Médio.

Admire as tulipas florescendo no Parque Gülhane

- O que é?

Localizado próximo ao Palácio de Topkapi, na ponta da península histórica de Istambul, o Parque Gülhane é um dos maiores e mais belos parques da cidade.

- Por que visitar?

Sendo um destino popular nos fins de semana entre as famílias locais, o parque é um santuário na movimentada e densa cidade velha.

- Compre lembranças no Grande Bazar

-O que é?

Esse é um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, e apresenta milhares de lojas espalhadas por dezenas de ruas.

- Por que visitar?

É um destino que vale a pena até para quem não está pensando em comprar nada, já que o clima histórico do amplo complexo é o seu verdadeiro atrativo.

Compre especiarias e souvenirs no museu das especiarias

- O que é?

Próximo ao Grande Bazar, o Bazar de Especiarias, também conhecido como Bazar Egípcio, foi construído no século XVI e possui fileiras de barracas que vendem especiarias, doces, variedades de chá, frutas secas e outros produtos.

- Por que visitar?

Um ótimo lugar para comprar especiarias, delícias turcas e outros souvenirs. Além disso, o local também é uma experiência visual, visto que os vendedores de especiarias exibem com destaque seus produtos coloridos em grandes montes em forma de pirâmide.

Experimente um balık ekmek em Eminönü

- O que é?

Balık ekmek (sanduíche de peixe) é uma das comidas de rua mais icônicas de Istambul e uma ótima refeição para qualquer hora do dia.

- Por que experimentar?

Embora o peixe infelizmente não venha mais do Bósforo (ele é importado da Noruega há anos), saborear um balık ekmek cozido em um barco de balanço na costa de Eminönü continua sendo uma instituição de Istambul e uma atividade amada de fim de semana para famílias de todo o cidade.

Lanche com doces clássicos no Altan Şekerleme

- O que é?

Inaugurada em 1865, esta loja de doces clássica é uma representação do passado e uma relíquia em uma cidade que está mudando a cada minuto.

- Por que visitar?

Esta loja está nas mãos da mesma família desde o início e oferece uma variedade de doces antigos que são difíceis de encontrar hoje em dia em Istambul. Embora existam muitas variações ruins de doces turcos para serem encontradas em Istambul, Altan Şekerleme sempre preza pela qualidade.

- Faça uma pausa para um momento de reflexão na Igreja de Santo Antônio

- O que é?

A maior e mais importante igreja católica de Istambul, a majestosa St. Antônio em Istiklal Caddesi foi construída entre 1906 e 1912 no estilo neogótico veneziano.

- Por que visitar?

St. Antônio oferece missas durante a semana em inglês, turco, polonês e italiano, e é um bom lugar para visitar e obter um momento de reflexão depois de passar a manhã atravessando o movimentado distrito de Beyoğlu.

- Coma comida russa clássica em 1924

- O que é?

Continuando de onde o icônico restaurante russo Rejans parou quando fechou após seus 80 anos de funcionamento, 1924 é um restaurante que combina o antigo e o novo, prestando homenagem ao seu precursor sem depender completamente do passado.

- Por que visitar?

Neste local, você poderá experimentar pratos clássicos russos como sopa borscht, estrogonofe de carne, frango à Kiev e bolinhos pelmeni. Finalize com delícias do cardápio de sobremesas como o profiterole de creme de castanha ou o bolo mais recheado de mel. 1924 é um lugar a visitar pelo seu toque histórico, bem como pela sua boa comida.

Passeie por Çiçek Pasajı

- O que é?

Construída em 1876, a Çiçek Pasajı (Passagem das Flores) é facilmente uma das mais belas arcadas de Istambul.

- Por que visitar?

Devido sua paisagem bonita, vale a pena dar um passeio por seu interior deslumbrante.

Deixe-se levar pela dança dos dervixes rodopiantes do Galata Mevlevi Lodge

- O que é?

O tekke (alojamento) é o mais antigo de Istambul em abrigar membros da ordem Mevlevi, os adeptos do sufismo. Neste edifício do século XV, foi construído um museu em 1975 e continua sendo uma importante loja de esquina da cultura sufista.

- Por que visitar?

Um tesouro de artefatos está em exibição no museu, incluindo instrumentos musicais, caligrafia, roupas e acessórios de Mevlevi, embora seu principal atrativo seja a cerimônia semanal sema (dervixe giratório) que recebe um grande número de visitantes todos os domingos às 17h.

Conheça o Museu da Inocência

- O que é?

Inspirado no romance homônimo do renomado romancista Orhan Pamuk, o Museu da Inocência está situado no pitoresco bairro de Çukurcuma, onde grande parte do livro transpira.

- Por que visitar?

Vencedor do Prêmio Museu Europeu do Ano em 2014, o Museu da Inocência é uma visita obrigatória para os leitores do livro, bem como para todos os interessados na história cultural e material de Istambul. O incontável número de objetos domésticos e fotografias expostas no museu estão ligados à história de amor agridoce que se desenrola no romance.

- Veja a arte contemporânea no Istanbul Modern

- O que é?

Fundado em 2004 como o primeiro museu de arte moderna e contemporânea da Turquia, o Istanbul Modern foi forçado a se mudar para um local menor e temporário em Beyoğlu no início deste ano devido aos trabalhos de construção em andamento em Karaköy.

Por que visitar? Embora sua casa temporária esteja muito longe de sua localização original à beira-mar, Istanbul Modern ainda continua a hospedar exposições de vanguarda de artistas da Turquia e do exterior, bem como aqueles com curadoria de sua coleção permanente.

Ouça jazz ao vivo no Nardis

- O que é?

Conhecido por ser o bar de jazz preferido de Istambul, o Nardis está situado aos pés da Torre Galata.

- Por que visitar?

Nardis apresenta música jazz ao vivo de artistas locais e internacionais praticamente todas as noites e é uma parada obrigatória para os entusiastas do estilo.

Conheça o segundo maior túnel do mundo

- O que é?

O funicular entre Karaköy e a Praça Tünel foi inaugurado em 1875 como um meio de permitir aos comerciantes e mercadores da área uma maneira mais rápida de subir e descer a colina íngreme.

- Por que visitar?

Com a distinção de ser o trem subterrâneo mais antigo do mundo depois do metrô de Londres, o Tünel ainda opera hoje e é uma forma popular de chegar a Beyoğlu para aqueles que desembarcam no cais de Karaköy nas proximidades.

Como a Guia na Turquia pode me ajudar a conhecer as principais atrações de Istambul?

Se você deseja conhecer esses locais durante sua viagem pela Turquia, podemos organizar tours privados.

Entre em contato:

+90 536 273 59 61

E-mail:

turquiaguia@gmail.com

--

--

Guia na Turquia

Eu sou um guia credenciado na Turquia e falo português. Compartilho as minhas orientações sobre viagem para Turquia. Pode entrar em contato: +90 536 273 59 61