“Como se vestir na Turquia” segundo uma brasileiras

Guia na Turquia
2 min readMar 30, 2023

Há vários blogs que compartilham as lindas experiências sobre a viagem pela Turquia. Entre eles, indicamos hoje o Coisas que amamos onde você pode encontrar dicas úteis sobre viajar pela Turquia e algumas outras curiosidades.

A blogueira, Nathalia Tosto, da muitas dicas legais para as Mulheres que estão viajando ou querendo viajar para a Turquia.

O assunto desse post é como se vestir na Turquia. Mesmo com explicações em outros posts. Nathalia é uma brasileira que viajou e teve experiências incríveis, e por ter um olhar feminino da dica importante para as mulheres que ficam com certo medo por ser uma cultura diferente. Leia o texto da Nathalia Tosto.

Como se vestir na Turquia

Essa foi uma super questão pra mim nessa viagem, afinal, estava indo para lá num super verão de 45° na sombra sabendo que eu não poderia/deveria mostrar as pernas ou os ombros. Levei várias calças menos quentes e só um short para uma emergência ou para ir a piscina no hotel de Dubai. No primeiro dia, me deparei com um calor tão grande que nem a calça mais fresca que eu tinha deu conta. Lancei uma saia 3 dedos acima do joelho (ou seja, bem compridinha para os padrões brasileiros) e saí já preparada para as cantadas e os olhares de recriminação que receberia na rua.

Vejam a opinião das Cearenses que andaram por Istambul vestindo saias:

Recebi alguns olhares mesmo, mas nenhum recriminando. As mulheres nem deram bola para meus joelhos aparecidos e os homens até gostaram mas em nenhum momento foram ofensivos, olharam lá como os nossos homens olham aqui uma calça mais apertada ou uma saia ainda mais curta.

Não me senti ofendida e não percebi ter ofendido ninguém. Depois soube que mais do que pernas de fora, colocar os ombros a mostra é algo muito sensual para eles.

De fato não sai com ombros de fora em nenhum momento, e acho que se você precisa esconder alguma coisa, esconda os ombros e o colo, e claro, roupas justas demais e curtas demais não serão bem vindas. Tenha bom senso.

Para entrar nas mesquitas é necessários sim cobrir as pernas, os ombros e o cabelo. Então leve sempre um lenço na bolsa para cobrir o cabelo e programe suas visitas as mesquitas de calça ou saias mais compridas. Algumas oferecem um pano para cobrir os ombros e as pernas, as outras não e se você estiver vestida de forma inadequada não vai poder entrar mesmo, então é bom calcular seus passeios x suas roupas.

--

--

Guia na Turquia

Eu sou um guia credenciado na Turquia e falo português. Compartilho as minhas orientações sobre viagem para Turquia. Pode entrar em contato: +90 536 273 59 61